Grupo I | Roteiro Contando Histórias
Local:
Praia Grande
Duração:
de 3 à 4 horas
Saída: Ponto de Encontro em frente à Estátua Flávia Alessandra

Percurso: Museu do Pescador, Naufrágio da Imbetiba, Pesqueiro de Lula, Casa do Vigia, Mirante do Atalaia, retorno à Praia Grande para acompanhar o cerco de rede de canoa de borçada, Cooperativa de Mulheres Nativas (almoço tradicional: peixe com banana, acompanha arroz, pirão e salada).
Descritivo: Saindo da orla no sentido da praia, apreciando as canoas centenárias e seus petrechos de pesca, iremos ao Museu do Pescador, em seguida observaremos os amoladores indígenas, testemunhas da nação Tupi-Guarani que fez desse território o seu lar, veremos o Naufrágio da Imbetiba, Pesqueiro de Lula e subindo pela calha, antigo duto de água para refrigeração das máquinas da Álcalis, chegaremos ao Mirante do Vigia, sítio arqueológico e poderemos vislumbrar o cerco de praia, a IIha dos Franceses e seus naufrágios históricos, Mirante do Atalaia, chegando ao Mirante Praia Brava, onde poderemos fazer o avistamento de cetáceos e baleias. Retorno à Praia Grande com uma bela vista da cidade até a Cooperativa de Mulheres Nativas, onde apreciaremos um Almoço Tradicional: peixe com banana, acompanha arroz, pirão e salada). Receita premiada pela ONU/ FAO /2018.

Contextualização: No Museu do Pescador, poderemos conhecer as histórias de pesca e pescador,
miniaturas de canoas, ferramentas antigas utilizadas para confecção de canoas e redes. Nos pesqueiros de Lula podemos observar onde ocorre a tradicional pesca da lula e seus petrechos, subindo a escadaria nas ruínas da Álcalis (casa de bomba), estaremos lembrando de um Arraial onde a industrialização levou mais de quarenta anos, modificando relações sociais e seus hábitos, a economia local e novas relações de trabalho. Agora, a cidade recebe operários e alguns pescadores se inserem nessa nova atividade industrial, outros até tentam, mas o mar e os peixes têm um clamor maior. Na casa do vigia, podemos perceber como esse profissional percebe a chegada dos cardumes à praia, para serem cercados pelas canoas em espera na linha do mar. Se tivermos sorte, poderemos ver baleias e, com a água transparente, os naufrágios.

Componentes: Zenilda, Margareth, Juliana e Nábia. Araújo, Lucimar, Marcos, Jorge Lucas, Reginaldo e Cristiano.

Compartilhe esse post nas suas redes sociais:

Fique por dentro das
novidades da AREMAC

PARCEIROS

Apoio

A realização do PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PRIO, conduzido pelo Ministério Público Federal - MPF/RJ